Um passeio por Madrid... #4

Gran Via

MADRID: Gran Via.

A Gran Via é uma das principais ruas de Madrid. Tem início na rua de Alcalá e termina na Praça de Espanha. É uma artéria importante do ponto de vista comercial, turístico e de lazer. Era famosa pelos seus cinemas, se bem que nos últimos anos vários fecharam e outros reconverteram-se ao teatro musical, pelo que alguns já lhe chamam a Broadway madrilena.

Palácio Real em Madrid

MADRID: Palácio Real.

O Palácio Real de Madrid é a residência oficial de Sua Majestade o Rei de Espanha, que o utiliza nas cerimónias de Estado, mas não habita nele.
A origem do palácio remonta ao século IX, em que o rei muçulmano de Toledo construiu uma fortificação defensiva, que depois foi utilizada pelos reis de Castela, sobre o qual se construiu o antigo alcazar, no século XVI.
O Alcazar foi destruído por um incêndio em 1734. Filipe V quis que o novo palácio ocupasse o mesmo lugar. Toda a nova construção se fez abobadada em pedra, sem madeira, para que nenhum incêndio o pudesse destruir.
As obras realizaram-se entre 1738 e 1755, estabelecendo Carlos III a sua residência oficial aqui em 1764.

MADRID: Igreja de São Francisco "o Grande"

MADRID: Igreja de São Francisco "o Grande"

A Basílica de São Francisco o Grande é um templo católico situado no bairro de La Latina em Madrid. Faz parte do convento franciscano de Jesus e Maria, fundado em princípios do século XVIII.
A basílica foi construída em estilo neoclássico a partir do projeto de Francisco Cabezas, desenvolvido por António Pló e finalizado por Francesco Sabatini. Destaca-se a imponente cúpula do edifício, considerada a terceira de maior diâmetro de toda a cristandade.

MADRID: Porta de Toledo

MADRID: Porta de Toledo.

Construída no local onde existia uma porta, no século XV, donde partia o caminho para Toledo.
Os primeiros projetos de construção da atual porta remontam à época de ocupação napoleónica. Todavia, este projeto não chegou a executar-se, pois após a expulsão de José Bonaparte, as autoridades municipais encarregaram o arquiteto António Lopes Aguado de projetar uma nova porta com um arco triunfal dedicado ao restaurado rei Fernando VII.
A sua construção decorreu entre 1817 e 1827. É composta com blocos de granito.
Foi a última porta monumental que se construiu em Madrid.

Share this post

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn

Add your comment

Your name:
Subject:
Comment: