Um passeio por Madrid... #3

Plaza Cibeles

A praça de Cibeles (Plaza de Cibeles) é um dos mais famosos locais de Madrid, em parte pela beleza escultórica da Fonte de Cibeles que decora a praça. A Fonte de Cibeles, de 1782, com três tanques sobrepostos, é coroada por uma escultura representando a deusa Cibele, mãe da vida e da fertilidade, no seu carro puxado por dois leões. Além de se encontrar no cruzamento de algumas das mais importantes vias madrilenas, possui edifícios de grande interesse, como o Palácio das Comunicações.

Biblioteca Nacional

Biblioteca Nacional

Foi fundada por Felipe V em 1712 como Biblioteca Pública de Palacio. Por um privilégio real, antecessor do actual depósito legal, os impressores deviam depositar aqui um exemplar dos livros impressos em Espanha. Em 1836 a Biblioteca deixou de ser propriedade da coroa e passou a pertencer ao Estado, passando a designar-se por Biblioteca Nacional.

Plaza Colón

Plaza de Colón

A praça comemora a era dourada de Espanha (séc. XVI - séc. XVII). Nesse local estão edificados o Centro Cultural de Madrid e um monumento a Colombo em estilo neogótico erguido entre 1881 e 1885. A base quadra suporta um pilar octogonal esculpido pelo escultor Arturo Mélida; no topo do pilar está uma estátua de três metros de altura do navegador, esculpida em mármore branco por Jerónimo Suñol. O monumento tem uma altura total de 17 metros.

Porta de Alcalá

Porta de Alcalá.

Share this post

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn

Add your comment

Your name:
Subject:
Comment: