Lucy

LucyLucy é o nome do esqueleto, de uma quase completa Australopithecus afarensis, encontrado em 1974 na localidade Afar (AL) 228, um sítio arqueológico na região Hadar, sobre o Triângulo Afar da Etiópia. Os 52 ossos encontrados datam de cerca de 3,18 milhões de anos e, apesar de não terem sido os únicos encontrados na região, pois até ao momento mais de 360 esqueletos foram lá encontrados, a sua descoberta popularizou o tema das origens do Homem. Ainda mais, após o batismo de Lucy, em homenagem à famosa canção dos Beatles, muito escutada na época.

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"Villa" romana de Sendim

Villa Romana de Sendim

Mosaico com motivos geométricos na "Villa" romana de Sendim

Em 1992, na abertura dos alicerces para a construção de uma moradia, apareceram em Sendim, restos de muros e abundantes vestígios de cerâmicas de tipologia romana. A escavação arqueológica de emergência aí realizada veio a revelar a existência de pisos pavimentados com mosaicos de tipo geométrico, colocando, desde logo, a hipótese de se tratar de uma villa romana.

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Igreja de Santa Maria do Castelo

CASTELO MENDO (Portugal): Igreja de Santa Maria do Castelo.

CASTELO MENDO (Portugal): Igreja de Santa Maria do Castelo.

Também conhecida como Igreja de Santa Maria de Ribacoa, foi provavelmente construída no século XIII, em estilo românico. Ergue-se, isolada, na cota mais elevada da povoação, ao centro de um vasto recinto delimitado pela cerca e dominado por afloramentos rochosos. Tem planta longitudinal composta pela nave e pela capela-mor. Integra dois cruzeiros adossados.
Encontra-se em avançado estado de ruína desprovida de cobertura à exceção da capela lateral que conserva ainda o telhado de quatro águas.

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Viollet-le-Duc

Viollet-le-Duc

Viollet-le-Duc (1814-1879)

"Restaurar um edifício não é mantê-lo, repará-lo ou refazê-lo, é restabelecê-lo num estado completo que pode nunca ter existido num dado momento."

É com estas palavras que Viollet-le-Duc sintetiza toda a sua polémica teoria acerca do restauro. Ele assume que o restaurador não tem que se preocupar unicamente com o trazer de volta o estado original de determinada obra (neste caso de arquitectura) mas sim restabelecê-la num todo harmónico que se aproxime do todo conceptual que, pelas mais diversas razões, pode nunca ter sido atingido, mesmo no momento da sua construção original.

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