Santa Cruz del Valle de los Caídos

Santa Cruz del Valle de los Caídos

Grandioso monumento funerário construído entre 1940 e 1956, em memória das vítimas da Guerra Civil de Espanha. Consta de uma imensa cruz de pedra e a própria basílica.

Basilica do Valle de los Caídos

Basílica de Santa Cruz del Valle de los Caídos

A basílica foi escavada na rocha de onde se retiraram 200.000m cúbicos de pedra para a sua construção. Tem 262 m de comprimento e, junto do altar da basílica, encontram-se os túmulos de Franco e de José António Primo de Rivera, fundador do partido Falange Espanhola. Alberga ainda, de forma oculta, cerca de 40.000 mortos na Guerra Civil.

 

Santa Cruz del Valle de los Caídos

MADRID: Santa Cruz del Valle de los Caídos

Sobre a colina que se sobrepõe à basílica, encontra-se uma cruz monumental (150 m de altura) que pode ser acedida pelo Funicular do Vale dos Caídos.

 

Grupo escultórico da Piedade, no Valle dos Caídos.

MADRID: Grupo escultórico da Piedade, no Valle dos Caídos.

Sobre a entrada da Basílica instalou-se uma escultura da Piedade, ao estilo da de Miguel Ângelo no Vaticano. O escultor contratado foi Juan de Ávalos, escultor da Extremadura. A primeira versão da Piedade não foi aceite, pois considerou-se que a Virgem expressava um gesto de desespero em lugar da dor tranquila que se pretendia mostrar. A Piedade mede seis metros de altura, nove de comprimento e três de fundo e é formada por 151 blocos de pedra.

 

Santa Cruz del Valle de los Caídos

O memorial é visto de duas maneiras muito diferentes:

  • como monumento exemplar das grandes obras do ditador Francisco Franco e, até há pouco tempo, um ponto de encontro para os nostálgicos do franquismo;
  • como o monumento ligado à exaltação fascista, já que a sua construção foi feita quase na totalidade através da exploração da mão-de-obra dos republicanos, a fação derrotada.


Apesar das fortes conotações e lembranças histórico-políticas, o monumento é regido como um cemitério, onde é proibido exprimir qualquer tipo de ideologia.

Fontes:

Share this post

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn

Add your comment

Your name:
Subject:
Comment: