Ponte Medieval de Barcelos

Ponte medieval de Barcelos

A ponte medieval de Barcelos, lançada sobre o Rio Cávado, é um belo exemplar da engenharia de pontes do Norte de Portugal, ao mesmo tempo que se revelou uma obra fundamental para a criação de novos eixos viários nesta cidade minhota, reforçando ainda a vocação de terra comercial que lhe era conferida pela sua prestigiada e concorrida feira.

Ponte medieval de Barcelos

Por outro lado, a colina da cidade que confina com a margem do rio e a ponte desenvolveu-se substancialmente, sendo aí edificadas grandes artérias e obras públicas e privadas, que alteraram, decisivamente, a fisionomia urbana de Barcelos.
De acordo com os dados fornecidos por documentação coeva, as obras desta ponte tiveram início no ano de 1325. Provavelmente encontrava-se concluída no ano de 1328, dado que nessa data foi instituída a Capela de Santa Maria da Ponte, próxima da entrada sul da mesma, o que só fazia sentido se esta via de comunicação estivesse já em funcionamento.

Em termos esquemáticos, a ponte de Barcelos é formada por seis arcos desiguais, sendo de maiores dimensões e mais elevados os que se encontram implantados no centro do leito do Cávado. Estes vãos apresentam-se sob a forma de arco quebrado e são compostos por aduelas de cantaria em granito, algumas delas apresentando-se sigladas com caracteres góticos. A montante, os pilares dos arcos são reforçados por grandes talha-mares, enquanto contrafortes quadrangulares se contrapõem a jusante.
Para vencer as graníticas e escarpadas margens, bem assim como a forte corrente do Rio Cávado, o construtor desta ponte minhota socorreu-se de uma solução construtiva ainda com marcadas características do românico. Contudo, o seu desenho formal evidencia a adoção tipológica da arte gótica da primeira metade do século XIV - ao tempo de D. Pedro, conde de Barcelos e filho ilegítimo do rei D. Dinis.

Ponte Medieval de Barcelos. In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2011. [Consult. 2011-10-10].
Disponível na www: <URL: http://www.infopedia.pt/$ponte-medieval-de-barcelos>.

Share this post

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn

Add your comment

Your name:
Subject:
Comment: