Minas da Borralha

 

A aldeia das Minas da Borralha faz parte da freguesia de Salto, concelho de Montalegre, e foi durante várias décadas o principal pólo empregador e populacional de Montalegre. Durante a primeira guerra mundial foi iniciada a actividade mineira, tendo vindo operários de todo o país para trabalhar nesta mina atraídos pelo precioso minério.

Mas foi nos anos 40 a 60 que a aldeia foi muito requisitada e invejada, pela riqueza do volfrâmio abundante nas suas terras. As minas vieram a fechar em 1986. (Wikipedia)

Fotografias: © 2015 Vítor Ribeiro

Torre de Hércules

Torre de Hércules

A Torre de Hércules localiza-se no extremo Norte da península corunhesa, a uns 1.600 metros do centro da cidade da Corunha, na Galiza, Espanha.

Read more: Torre de Hércules

Santa Cruz del Valle de los Caídos

Santa Cruz del Valle de los Caídos

Grandioso monumento funerário construído entre 1940 e 1956, em memória das vítimas da Guerra Civil de Espanha. Consta de uma imensa cruz de pedra e a própria basílica.

Read more: Santa Cruz del Valle de los Caídos

Fábrica do Ferro

Fábrica do Ferro

FAFE: Companhia de Fiação e Tecidos do Ferro, Lda.

Fundada em 1887 com a designação de Companhia de Fiação e Tecidos de Fafe, esta empresa ficou tradicionalmente conhecida por "Fábrica do Ferro" por se localizar junto ao rio com aquele nome. Implantada num local onde existira anteriormente uma moagem, a Fábrica do Ferro afirmou-se como uma das maiores e mais antigas têxteis do concelho e da região, ocupando numerosos operários. Três anos após a sua fundação ocupava já 339 operários, chegando a empregar 2000 operários por volta dos anos 50-60 do século XX. A empresa produzia fio e tecido comercializado no país e no estrangeiro.

Read more: Fábrica do Ferro