Catedral de Almudena

Catedral de Almudena

A Catedral de Santa Maria a Real de Almudena é a sede episcopal da diocese de Madrid, em Espanha. Tem 102 metros de comprimento e 73 de altura; a sua arquitetura é uma mistura de vários estilos: neoclássico no exterior, neogótico no interior e neorromânico na cripta.

Interior da catedral de Almudena

A Catedral Almudena é um complemento ao Palácio Real que se encontra no centro de Madrid. Trata-se de uma catedral recente, pois a 4 de Abril de 1883, o rei Alfonso XII pôs a primeira pedra, e o Papa João Paulo II consagrou-as a 15 de Junho de 1993. Apesar do projeto já existir desde o século XVI, deu-se preferência a outros edifícios antes.

Catedral de Almudena

É a primeira catedral espanhola consagrada por um Papa e a primeira consagrada por João Paulo II fora de Roma. Situa-se no centro da cidade. A fachada principal dá para a plaza de Armería, em frente ao Palácio do Oriente. A porta lateral é acessível através da calle de Bailén e , a cripta, através da calle Mayor. A diferença desta catedral em relação ás demais, é a sua orientação norte-sul, sendo que o habitual é este-oeste; isso foi fruto de sua construção em conjunto com o Palácio Real de Madrid. É feita em pedra de Novelda (Alicante) e granito proveniente de Colmenar Viejo (Madrid).

Catedral de Almudena

A última aportação à Almudena foram as pinturas neobizantinas de Kiko Argüello que embelezam a abside com os momentos mais importantes da vida de Cristo, e a 22 de Maio de 2004 foi cenário do casamento do Príncipe das Astúrias com Leticia Ortiz.

Share this post

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn

Add your comment

Your name:
Subject:
Comment: